20 Empreendedores de sucesso para se inspirar


Alessandro Miranda
28/08/2024
- Empreendedorismo
20 Empreendedores de sucesso para se inspirar

Um empreendedor de sucesso é expert em gerir e guiar um negócio ou uma empresa, além de liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que integra o empreendimento.

O tão desejado sucesso está diretamente relacionado à dedicação e à compreensão de que uma equipe bem conduzida e motivada se torna cada vez mais eficiente na busca pelo destaque no mercado.

 

Motivos para empreender

O empreendedorismo é uma carreira cercada de desafios que exige persistência e dedicação. Tornar-se um grande empreendedor é um processo que requer um bom plano de negócio e a conclusão das etapas previstas no planejamento. O ato de empreender é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico de um país, e os benefícios para quem deseja seguir este caminho vão além do sucesso profissional.

Os motivos para empreender são diversos, desde colocar em prática seus propósitos e sonhos a ter a tão sonhada estabilidade e independência financeira. Esse processo, apesar de ser prazeroso, é cercado de obstáculos que instigam um pensamento inovador e criativo para se destacar dos concorrentes.

 

10 empreendedores de sucesso no mundo

É motivador ler sobre histórias promissoras de pessoas que conseguiram alcançar o patamar mais alto do sucesso.

 

1. Steve Jobs

O empresário norte-americano, natural de São Francisco na Califórnia, é fundador da gigante Apple. Criou o iPhone, iPad e o iPod, revolucionando a indústria de computadores pessoais, telefones celulares e animações. Grande parte da consistente história da Apple se deve ao perfil empreendedor de Steve Jobs. Graças à parceria com Steve Wozniak, em 1976, os dois jovens deram os primeiros passos para entrar em um mercado dominado por gigantes como Atari e IBM.

Falecido em 5 de outubro de 2011, nos deixou valiosas lições que são inspiração para empreendedores de todos os setores da economia — exemplos para uma carreira de sucesso. Pensar com a cabeça do cliente talvez seja um dos mais importantes pontos da carreira de Steve Jobs que, ao elaborar um produto sempre imaginava como o usuário seria beneficiado. Apesar das diversas dificuldades encontradas, Jobs sempre surpreendia com uma inovação.

 

2. Walt Disney

Um dos maiores gênios da história do empreendedorismo, Walt Disney tinha uma característica muito cobiçada — a capacidade de dar asas à imaginação. O lucro, com certeza, era muito importante, mas a paixão pelo que fazia era a principal motivação. Walt Disney acreditava que a melhor forma de motivar as pessoas era dar a elas algo em que acreditar e com isso deixou grandes lições sobre persistência e determinação.

 

3. Larry Page

Larry Page é um empresário norte-americano, fundador da gigante tecnológica Google. Apaixonado por computadores desde os 6 anos de idade, aos 12 sabia que ia fundar sua própria companhia. Apesar das dificuldades, sempre acreditou no seu projeto que se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo — todos os seus subprodutos, como o YouTube, Gmail e Android também alcançaram um sucesso surpreendente.

Ganhou notoriedade mundial e fez fortuna ao revolucionar a forma de busca na internet. O crescimento estratégico do Google se deu pela visão empreendedora de seus gestores com aquisições estratégicas de empresas de hardware e software.

 

4. Bill Gates

 Bill Gates se tornou um dos mais bem-sucedidos empreendedores de todo o mundo ao fundar, ainda bem jovem, a Microsoft, que é um das mais importantes empresas de software do planeta. Graças ao seu pioneirismo e visão de negócio, sua fortuna está hoje avaliada em aproximadamente 50 milhões de dólares, porém, isso jamais o tornou indiferente às causas sociais.

 

5. Mark Zuckerberg

O idealizador e fundador da rede social mais importante da atualidade, o Facebook, tem o sucesso profissional atribuído a um fator essencial: dedicação. Que foi inclusive contada no cinema e não a toa alcançou o mais alto patamar da sua carreira.

Persistente, ele fez do trabalho sua vida e transformou sua empresa em um dos melhores lugares para se trabalhar e construir uma carreira promissora.

 

6. Jeff Bezos

Jeff Bezos é presidente e CEO da Amazon, importante empresa de comércio eletrônico. Como muitos empreendedores de sucesso, começou do zero ao deixar um emprego em uma famosa empresa em Wall Street.

Sua carreira é pautada em visão e inovação, com pensamento sempre em longo prazo e foco no cliente. Com isso, o empresário americano traçou uma trajetória promissora no empreendedorismo.

O fundador da Amazon disse “Nós somos teimosos em visão, mas somos flexíveis em detalhes. Se você não for teimoso, acabará desistindo das experiências muito cedo. E se você não for flexível acabará por bater a cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para um problema”.

 

7. Reed Hasting

Wilmot Reed Hastings é fundador e CEO da Netflix, uma empresa que mudou o entretenimento e um dos projetos mais bem aceitos do mundo. Junto a Marc Randolph, sócio e cocriador, os visionários empreendedores iniciaram em 1997 um projeto inovador que revolucionou a forma de assistir filmes.

 

8. Elon Musk

Elon Reeve Musk é  fundador da SpaceX, CEO da Tesla Motors e outras empresas de sucesso. Considerado um dos empreendedores com maior potencial para mudar o mundo. As lições para o empreendedorismo são muito úteis, como mudar a estratégia e nunca o objetivo, sempre se preparar para enfrentar problemas, trabalhar duro mesmo quando já tiver alcançado o sucesso.

 

9. Daniel Ek

Daniel Ek é cofundador da empresa de streaming de música Spotify. O jovem empresário de 36 anos iniciou cedo sua carreira criando sites para clientes e transformou um sonho de adolescente em um negócio que gera milhões. Exemplo de empreendedorismo moderno e eficiente foi nomeado como a pessoa mais influente na indústria musical pela Billboard. Um grande exemplo para seguir e se inspirar.

 

10. Jack Ma

Jack MA é um empreendedor de sucesso chinês, fundador e presidente da Alibaba Group, um conglomerado multinacional de tecnologia. Mesmo com as adversidades criou a maior rede de e-commerce do mundo. Com uma trajetória de conquistas, o empresário afirma que é preciso dedicação, tempo e esforço para estabelecer um negócio bem-sucedido, além de planejamento, raciocínio cautelar e amor pelo que faz.

 

10 empreendedores de sucesso no Brasil

O Brasil é um país repleto de grandes empreendedores que construíram carreiras sólidas. Apesar dos períodos de crise, o mercado brasileiro é um excelente campo para investimentos. 

 

1. Paulo Lehmann

Paulo Lemann é um economista e empresário considerado um dos mais bem-sucedidos do Brasil. Com uma trajetória estelar é dono, acionista e sócio de diferentes grupos e companhias, dentre as principais estão a Ambev, Burger King e Kraft Heinz.

 No decorrer de sua trajetória o empresário não fez só uma fortuna, mas acumulou muito conhecimento sobre o mundo empresarial em anos de experiência. Com certeza é uma grande referência dentro do empreendedorismo.

 

2. Sílvio Santos

Falecido em 17 de agosto de 2024, Um dos nomes mais populares e queridos do país, Sílvio Santos é mais um exemplo de empreendedores que começaram do zero. Com 60 anos de trajetória, o grupo Sílvio Santos é composto por 34 empresas dos diversos setores, dentre elas nomes fortes como a SBT – Sistema Brasileiro de televisão e a Jequiti Cosméticos.

De vendedor ambulante a multiempresário, Sílvio Santos tem um perfil empreendedor claro, pautado em esforço e determinação, fruto de uma batalha contundente para alcançar o topo do sucesso. 

 

3. Abílio Diniz

Admirado no meio empreendedor pela sua capacidade de enfrentar problemas com humildade e tolerância, Abílio Diniz tem em sua trajetória profissional a passagem pelo Conselho do Grupo Pão de Açúcar, no qual atuou durante anos. É o atual presidente do Conselho de Administração da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Como todo empreendedor de sucesso passou grandes dificuldades nos anos 80 e 90, porém, como gestor persistente e ávido se recuperou e adquiriu grandes empresas nacionais e é um dos principais acionistas do Carrefour. 

 

4. Flávio Augusto

 Flávio Augusto da Silva é um dos empreendedores de sucesso mais admirados do Brasil. Apesar de não dominar a língua inglesa, fundou a escola de inglês Wise Up. Conhecido pela habilidade incrível de conectar o cliente ao produto conseguiu atrair vários estudantes para a inauguração da escola, iniciando uma carreira admirável.

Considerado um exemplo por jovens empreendedores, Flávio Augusto da Silva fundamentou a carreira em visão, coragem e competência — elementos essenciais para o êxito no empreendedorismo.

 

5. Luiza Helena Trajano

Fundadora do Magazine Luiza e uma das mais importantes representantes do comércio brasileiro, Luiza Helena Trajano solidificou com sucesso o nome de sua empresa em um ramo altamente competitivo. Luiza ganhou notoriedade por ser inovadora, moderna e manter a proximidade de clientes e funcionários. É pioneira na criação de lojas virtuais para facilitar o acesso e as compras dos consumidores.

Com a humildade e poder de decisão característicos, ela afirma que “começamos a solucionar nossos problemas quando resolvemos parar de reclamar”. 

 

6. Antônio Luiz Seabra

Empresário fundador da Natura — empresa do ramo de cosméticos considerada uma das maiores do país — iniciou a carreira aos 15 anos em uma multinacional e logo depois entrou para um pequeno laboratório, onde a Natura nasceu. Durante uma longa trajetória no empreendedorismo sempre destacou a preservação e consciência ambiental que é transmitida aos produtos e acabou conquistando os clientes.

 

7. Robinson Shiba

Robinson Shiba é um empresário paranaense e um grande modelo do empreendedorismo nacional. Fundador da rede de fast food China in Box, líder no setor de delivery. Uma das características mais relevantes foi enxergar além do seu tempo e perceber que as oportunidades são determinantes para o sucesso ou fracasso de um empreendimento — tudo depende de saber aproveitar.

 

8. Ariel Lambrecht

O fundador da Yellow e da 99 é empreendedor por natureza. Começou no mundo dos negócios com uma rede social acadêmica e após uma viagem à Europa percebeu que as pessoas chamavam táxi pelo aplicativo e decidiu fazer algo parecido no Brasil, o que deu vida à 99. Visionário e inovador fundou, junto com sócios também a Yellow que revolucionou a paisagem urbana das metrópoles brasileiras com o aluguel de bicicletas e caiu nas graças dos usuários e tornando – se um fenômeno empresarial.

 

9. Cristina Boner

Empreendedora do ramo de tecnologia, com características latentes de autoconfiança, foco, persistência e visão, Cristina Boner superou as dificuldades, chamou atenção e conseguiu se reunir com o então homem mais rico do mundo, Bill Gates. Atualmente está à frente de cerca de oito negócios que empregam muitas pessoas. Fundadora da Globalweb viu a possibilidade, se arriscou e se tornou uma das grandes empreendedoras do país.

 

10. Felipe Ramos Fioravante

Um dos criadores e CEO do iFood, Felipen é exemplo de empreendedorismo moderno e sua empresa se tornou líder brasileiro de delivery online. Com uma visão inovadora e visionária percebeu que a tendência do mercado brasileiro era buscar facilidades na hora de comprar comida e logo caiu nas graças do público brasileiro.

Exemplo do empreendedorismo de dedicação e persistência que explorou um nicho que está em crescente expansão e é tendência dos tempos modernos (o mercado e-commerce) alcançou um patamar de sucesso nacional. Hoje a cada 4 pedidos de comida pela internet 3 são pela plataforma iFood.

 

Conclusão

Empreendedores de sucesso são aqueles que, antes de tudo, trabalham com proatividade e que, assim como os que citei há pouco, buscam trazer soluções inovadoras e criativas para um mercado cada vez mais saturado e competitivo. Não espere pelas melhores oportunidades, vá de encontro a elas.

 

Fonte: Guia Empreendedor

Gotou deste conteúdo? Acompanhe o meu portal ou as minhas redes sociais para mais insights como este.

 

Acompanhe as novidades mais impactantes do setor imobiliário, direto das principais mídias.

Blog